Primeiro iremos entender o que é Rede. O conceito “rede” é um conjunto de entidades interligadas umas às outras, que permite circular elementos materiais ou imateriais entre cada uma delas, de acordo com as regras estabelecidas. É definida, também, pela quantidade de nós interligados por elos e seu atributo diferenciador é o que emerge da completa interação entre esses nós.

Nas duas últimas décadas, alguns temas relacionados às novas formas organizacionais, entre eles, as redes organizacionais, têm sido discutidos. Um dos benefícios das redes é a ampla aquisição de informações advindas de diversas partes interessadas, o que propicia uma possibilidade de aprendizado para todos os envolvidos.
1. Redes de empresas cuja participação da organização se dá formalmente, inclusive com contrato estruturado, sendo que estão claramente definidos: quem participa, o objetivo da rede, os ganhos que a organização pode ter e o que ela deve entregar.
2. Redes internas de colaboradores com objetivos profissionais em comum (grupos de trabalho, por exemplo).
3. Redes sociais virtuais que possuem a organização como hub (exemplo: Facebook ou Linkedin da empresa).
O conhecimento, como a assimilação da informação e a compreensão de seu uso, passou a ser um processo coletivo com o aumento do uso da rede, uma vez que possui o potencial de abranger todos os seus integrantes. “A hiperconectividade da rede permite o intercâmbio constante da informação e do conhecimento entre nós e os hubs. O valor dessa troca varia em termos de qualidade e compromisso”, explica Van Peborgh e conclui:
“Somente agora, contamos com as ferramentas cognitivas que nos permitem compartilhar informações da maneira mais eficaz possível e dentro de um contexto de confiança, em plena conformidade com as novas formas de socialização que a própria web nos propõe”.

Link: Texto Completo: "Atuação em Rede" FNQ
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