Palavra da língua inglesa “start” que significa partida, começo e “up” movimento ou curso ascendente. Neste caso, significa fundar, abrir ou impulsionar um negócio. Então comece, inicialize. Com esse intuito de dar início a algo as “StartUps” são caracterizadas não exclusivamente mas, principalmente de novas empresas ou negócios, aquelas que estão no início das suas atividades e que buscam alcançar de forma inovadora o tão sonhado espaço no mercado. Digo não exclusivo, porque há uma divergência quanto a esta denominação; As empresas emergentes por exemplo, que também se enquadram, em grande maioria, no modelo de negócio das “StartUp”.
Surgido a muito tempo, este termo “StartUp” como negócio, só teve realmente seu “boom” de utilização como estrutura e ferramenta de modelo de negócio na década de 90, na era da internet, das chamadas “ponto com”. Nesse período os novos negócios investiam de maneira escalável e repetível para atenderem a expansão do mercado interno e posteriormente da globalização. A ideia de ser repetível é pode ser realizado igualitariamente infinitas vezes sem perder a característica inicial do negócio e sem a necessidade de customização radical para cada cliente. Quanto ao escalável, pode se dizer que é justamente o diferencial das “StartUps”, uma forma de crescimento exponencial da receita, em contrapartida de um vagaroso crescimento das despesas. Este modelo de negócio realiza replicadas vezes os mesmos produtos e/ou serviços com crescimento expressivo de receita e de gastos reduzidos.
Então podemos dizer que uma “StartUp” é uma empresa exclusivamente de e-Commerce, ou seja, de comércio eletrônico ou internet? É claro que esta resposta é Não, mas, que é muito mais objetivo e rápido montar um negócio eletrônico de software na internet, do que montar uma metalúrgica nos mesmos moldes, é claro que é. Atingir um número de clientes na mesma velocidade e rapidez com baixos custos é impraticável a metalúrgica em comparação aos softwares, mas, não impossível. Basicamente a internet favorece e muito este modelo de negócio, principalmente aos modelos exigíveis, como a de ser repetível e escalável por exemplo.

Qualquer pessoa que possua uma boa ideia e tenha a ação como um fator primordial, poderá montar a sua! Porque tratando-se de ferramentas desenvolvedoras e tutoriais, a internet tem vários e vários recursos sobre o tema. Ser Empreendedor é imprescindível para ter uma “StartUp”, sair do papel e ir para a labuta é fundamental para este tipo de negócio. Sendo assim separei um material elucidativo para quem tem vontade e atitude de montar uma “StartUp” e ser um empreendedor. Este Livro é um lançamento e foi escrito com vários “cases” de sucesso. Mostra que não há uma receita de bolo para empreender em qualquer negócio, mas que, há sim como aprender corrigindo erros próprios e de outros em tempo hábil para impulsionar seu empreendimento.
“Sobre as StartUps a visão é: Erre! Mas, seja rápido! Seja breve!”
Links:
Nenhum comentário:
Postar um comentário