
Estamos em plena era da informação, onde as mudanças, a competitividade, a imprevisibilidade e a incerteza constituem os desafios básicos da empresa. As organizações já perceberam que é o fator Homem quem gera os recursos materiais e os métodos de trabalho, porém muitas delas ainda consideram treinamento como custos e não como investimento em desenvolvimento de seu principal capital: - O capital humano! E estão diretamente subordinadas ao seu desempenho. São as pessoas o elemento que injeta conhecimento nos seus negócios e que fazem o diferencial frente a concorrência e a organização cada vez mais competitiva.
A capacitação, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores contribui ativamente para o desenvolvimento das organizações, pois é durante a sua capacitação que os colaboradores irão compreender os valores, a filosofia e as políticas da empresa. Muitas dessas informações vão auxiliar no desempenho dos serviços para que tudo seja realizado de acordo com as diretrizes da companhia. Dessa forma, o funcionário que passa por um treinamento está apto a exercer com mais qualidade as atividades diárias aumentando diretamente sua produtividade, já que possui um conhecimento mais aprofundado sobre sua área de atuação e isso gera ganhos para todos.

É importante destacar que a ausência de programas de aperfeiçoamento pode gerar prejuízos para a corporação, já que o exercício da função apenas por meio das experiências do dia a dia implica na prática de tentativa e erro até o alcance do resultado esperado. Logo, pode-se afirmar que promover treinamento é benéfico de diversas maneiras: poupa tempo e agiliza ações ao otimizar o trabalho, aumenta a produtividade e melhora significativamente a comunicação entre os setores.
O aprimoramento serve ainda para que a liderança possa multiplicar os seus próprios conhecimentos em busca de um bem comum, desenvolvendo novas competências e relacionamentos interpessoais proveitosos. Assim, haverá mais profissionais preparados que conheçam bem a empresa e, consequentemente, mais chances de promoções dentro da própria unidade, minimizando a necessidade de recrutamento externo (minimizando o tão conhecido Turnover). O desenvolvimento pessoal vem acompanhado de motivação e disposição, ingredientes imprescindíveis para uma carreira profissional bem-sucedida inerente a função exercida. Nesse contexto, a prática de treinamento independe do currículo dos profissionais que compõem o quadro da instituição, contribui diretamente para o desenvolvimento pessoal e organizacional contribuindo na sua motivação e disposição, por se sentirem valorizados na função que exercem diante do investimento que a organização faz para capacitá-los.

O crescimento e o sucesso de qualquer organização estão relacionados com o desenvolvimento de seus funcionários. A meta para superar padrões e elevar a qualidade dos serviços passa por treinamentos constantes em que se compartilham novidades e métodos eficientes. Logo, as companhias, organizações, instituições e principalmente os gestores que proporcionam e transmitem conhecimentos aos seus colaboradores enxerga além do presente, vislumbra novas possibilidades e oportunidades. Investindo em atualização, promove também uma gestão sustentável e mais lucrativa embasada e estruturada na melhoria contínua organizacional o que possibilita infinitas possibilidades de crescimento e desenvolvimento.


Nenhum comentário:
Postar um comentário